domingo, outubro 02, 2011

O comtemplador do céu

Adoro "O Céu da Semana” e me sinto um 'contemplador do céu'


É produzido pela Univesp TV, em parceria com o Laboratório Aberto de Interatividade da UFSCar. É um quadro também no Paideia, programa radiofônico sobre cultura científica apresentado ao vivo todas às 3ª feiras, às 18h, na Rádio UFSCar.

Está semana pode se comtemplar :
Pegasus (o cavalo alado da mitologia grega), é uma constelação do hemisfério celestial norte. O asterismo conhecido como o Quadrado de Pegasus é formado com três estrelas desta constelação e uma estrela da constelação dahttp://www.blogger.com/img/blank.gif Andrómeda, sua "vizinha". Enif é a estrela que se encontra no nariz do cavalo. Foi numa estrela desta constelação (51 Pegasi) que se descobriu em 1995 o primeiro planeta extra solar.http://bit.ly/pEvi2Y

O porque disso?

Tempo virá em que a investigação diligente, cobrindo longos períodos, esclarecerá coisas que hoje estão escondidas. O tempo de uma vida , mesmo que totalmente dedicado ao estudo do céu, não seria suficiente para a investigação de tão vasto tema [...]. Por isso, esse conhecimento terá de desenvolver-se ao longo de gerações sucessivas. Tempo virá em que os nossos descendentes se surpreenderão por não sabermos coisas que são tão óbvias para eles [...] Muitas descobertas estarão reservadas às gerações vindouras, quando a lembrança da nossa existência já estiver apagada. O nosso universo seria uma coisa insignificante se não houvesse sempre nele algo a ser investigado por todas as gerações que vão surgindo [...]. A natureza não revela os seus mistérios de uma só vez.”

(Séneca, Questões Naturais, livro 7, século I)